quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

IBM Sequoia 20 vezes mais rápido do que o Papa-Léguas

Toda a indignação do Papa-Léguas

Essa semana a IBM anunciou que conseguiu um contrato com o governo estado-unidense para a construção de um supercomputador com poder de processamento de 20 petaflops ou somente 20 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo. O poder de processamento do IBM Sequoia é maior que toda a relação atual dos 500 maiores supercomputadores somados, onde o primeiro da lista o IBM Road Runner (Papa Léguas) tem o poder de processamento de apenas 1 petaflop. Para atingir essa marca o IBM Sequoia utilizará 1,6 milhões de núcleos de processamento de 45 nanômetros e a singela quantidade de 1,6 petabytes de RAM (só uns 16777216 gigabytes) e ocupará uma área de 279 m² e usará o Linux como sistema operacional.

Fatos sobre o IBM Sequoia:
  • Se todas as 6,7 bilhões de pessoas na Terra tivessem uma calculadora de bolso e trabalhassem juntas em um cálculo 24 horas por dia, 365 dias por ano, elas levariam 320 anos para fazer o que o Sequoia faz em uma hora.

  • 20 petaflops oferecem um incremento de 50 vezes na nossa capacidade de prever terremotos, permitindo que cientistas calculem os efeitos de um terremoto prédio a prédio em uma área do tamanho da região metropolitana do Rio de Janeiro.

  • 20 petaflops também oferecem um incremento de 40 vezes na nossa capacidade de monitorar e prever o clima. Isto permitiria que os meteorologistas previssem eventos climáticos locais que afetem áreas entre 100 metros a 1km de tamanho até a capacidade atual de 10km.
O IBM Sequoia será instalado em 2011.

Nenhum comentário: